Link Personalizado do BuscaPé (14/11/12).

Link Personalizado do BondFaro (14-11-12).

Instant Ofertas do BuscaPé (13/07/2013).

domingo, 8 de julho de 2012

De heróis a bandidos


Quer gostem ou não os atuais ambientalistas o governo estava certo quando, quarenta anos atrás, convocou os agricultores a desbravar o Brasil.
Com a intenção de transformar o país num grande produtor de alimentos a fim de abastecer um mundo faminto, grandes incentivos foram criados pelo governo brasileiro a partir da década de 70 no século passado. Foi, então, dada a largada para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e iniciado o que hoje se chama Agronegócio.
Por terem experiência em agricultura mecanizada os sul-rio-grandenses entraram com tudo na proposta do governo.
Primeiro eles lavraram todos os seus campos de gado transformando-os em lavouras e depois, fizeram uma debandada geral a procura de terras boas e planas. Saíram do sul para o norte numa romaria que perdurou décadas a fio. No inicio foram os sul-rio-grandenses que avançaram sobre o Paraná. Depois, com a tropicalização da semente de soja pela Embrapa, paulistas, paranaenses, catarinenses, transformaram-se todos simplesmente em gaúchos, como são denominados ainda hoje, e colonizaram o Brasil todo.
Além de desbravarem as terras do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste, ainda construíram cidades; grandes cidades. Levaram o desenvolvimento para todos os cantos do Brasil. E o que foi mais importante: criaram com seu esforço o grande fator do atual desenvolvimento dos pais, o Agronegócio.
O destaque do Brasil hoje na economia mundial foi construído em cima do Agronegócio. Hoje o próprio prestígio político do presidente Lula junto aos países desenvolvidos muito deve à nossa capacidade de produzirmos alimentos.
Essa capacidade de podermos ajudar a alimentar o mundo se deve ao esforço feito por esses desbravadores nesses últimos cinquenta anos. Foi uma verdadeira epopéia que certamente ficará gravada na historia brasileira. Mas nenhum desses desbravadores esteve, ou ainda está esperando aplausos por esse feito. O que eles todos queriam, e ainda querem, é a riqueza. Querem ganhar dinheiro para ter uma vida melhor para si e seus familiares. Almejar isso é normal e se não almejassem, aí sim, não seria normal.
Claro, isso é o que deve ser dito dos desbravadores e criadores do Agronegócio porque é a verdade, mas não é o que diz João Pedro Stédile, líder do MST e dos sem-terra, inclusive em artigo publicado recentemente na Folha de São Paulo onde demoniza o Agronegócio. Alias o MST, com atos criminosos amplamente mostrados na TV, revela todo seu ódio contra o Agronegócio.
Difícil entender o porquê de tantos entraves e dificuldades que o governo federal faz hoje ao Agronegócio. Desde o acobertamento nas agressões às propriedades privadas por movimentos que se dizem defensores de uma reforma agrária mais ampla ou até mesmo financiando ONGs que podem estar a serviço de interesses externos para frear nosso desenvolvimento.
Que se ponha limites ao desmatamento é necessário e também uma obrigação do governo, mas que se culpe o Agronegócio por esse estrago à Amazônia é acusação falsa que ONGs promovem erradamente quando deveriam apontar os verdadeiros responsáveis, as indústrias madeireiras.
Nossos desbravadores que tão grandes serviços prestaram à economia brasileira, inclusive, criando o Agronegócio veem hoje o governo emudecido enquanto eles de possíveis heróis são agora tratados como bandidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário